A jornada é o conjunto de atividades específicas de cada faixa etária e de todas as famílias, e tem duração de um ano — de agosto de um ano até julho do ano seguinte.
As jornadas são divididas em faixas etárias pois cada uma trabalha os princípios educacionais com profundidades e temáticas específicas.
Ao longo dos anos os participantes (jovens ou adultos) vão se desenvolvendo e os conceitos vão sendo aprofundados. O intuito da jornada é capacitar o participante em diferentes competências através de experiências educacionais, desde a participação em atividades até a facilitação e o planejamento das atividades.
As atividades de uma jornada podem ocorrer presencialmente ou digitalmente, e podem ser em uma manhã, em um dia, em acampamentos de um final de semana, até viagens de um mês.
As atividades são pensadas e conduzidas a partir da abordagem de aprendizagem experiencial, num processo de quatro passos:
E sempre com um equilíbrio entre o lúdico e o sério, entre a brincadeira e a reflexão. Por isso dizemos que, no CISV, todos realmente aprendem fazendo.
Nossas atividades são desenvolvidas especificamente para cada das faixas etárias que atuamos, desde os 10 anos.
Os conteúdos, graus de desafio e formatos das atividades variam para estas diferentes faixas etárias.
Dentre as atividades que compõem as jornadas de cada faixa etária estão programas educacionais. Cada um dos programas têm estruturas e dinâmicas específicas, independentemente da cidade ou país em que são realizados.
Village / 11 anos, 28 dias.
Paulistinha / 12-13 anos, 14 dias.
Youth Meeting / 12-13 anos, 8 ou 15 dias.
Interchange / 14-15 anos, 14-28 dias.
Step Up / 14-15 anos, 23 dias.
Seminar Camp / 16-17 anos, 21 dias.
Mosaic / todas as idades, diferentes durações.
Também há experiências específicas de liderança para jovens de 16 e 17 anos, que podem agir como Junior Counselor (JC) no programa Village.