Para crianças e jovens de 14-15 anos e com duração de 14 a 28 dias.
O Interchange estimula um encontro mais profundo entre duas culturas. Os jovens são hospedados em casas de famílias e participam do cotidiano e rotinas da família. Há atividades em grupo, unindo as delegações de jovens das duas culturas, para aprofundar os princípios educacionais do CISV e promover a integração dos participantes, complementando a experiência familiar.
O programa é composto de 2 fases: a fase da vivência na outra cultura, quando os jovens vão para um outro país e são recebidos por uma família, e a fase da hospedagem na sua cultura, quando os jovens recebem em suas casas os jovens que os hospedaram na fase da vivência. A ordem destas fases é combinada entre as duas cidades CISV envolvidas.
No Interchange, a experiência não é somente uma vivência intercultural profunda para os jovens participantes, mas uma experiência para toda a família.
Participantes: 2 delegações (de duas cidades em países diferentes), com 6 a 12 jovens por delegação, e 1 ou 2 líderes (adultos) por delegação. Os jovens são pareados antes do início do programa, para definir qual jovem (e família) hospedará qual, sendo sempre pares do mesmo sexo.
Local e hospedagem: os jovens ficam hospedados em casas de famílias do CISV. Em cada uma das fases, uma cidade/delegação é responsável pela hospedagem.
Líder: os participantes viajam em delegações sempre acompanhadas por um adulto, maior de 21 anos. Em delegações com 8 ou mais participantes, um segundo adulto, maior de 18 anos, também acompanha a delegação. As famílias dos participantes arcam com todos os custos e despesas de viagem deste(s) líder(es).