Visão Geral
A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. (1)
A maioria das pessoas infectadas com o vírus COVID-19 apresenta sintomas respiratórios leves a moderados e se recupera sem precisar de tratamento especial. Idosos e pessoas com problemas médicos subjacentes, como doenças cardiovasculares, diabetes, doenças respiratórias crônicas e câncer, são mais propensas a desenvolver sintomas graves. (2)
A melhor maneira de prevenir e limitar a transmissão é estar bem informado (a) sobre o vírus COVID-19, a doença que ele causa e como ele se propaga. É indispensável proteger a si mesmo (a) e aos (às) outros (as) da infecção ao: (2), (3)
- vacinar-se, conforme Plano Nacional de Imunização
- usar máscara facial individual
- lavar as mãos regularmente com água e sabão, ou higienizá-las com álcool gel
- manter distanciamento social – 1 (um) metro entre pessoas
- evitar tocar o rosto
- cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
- ficar em casa ao sentir-se mal
- abster-se de fumar e de outras práticas que prejudiquem os pulmões
- evitar viagens desnecessárias e aglomerações

Atividades Presenciais
Diante da flexibilização das medidas sanitárias na cidade de São Paulo, e o avanço do Plano Nacional de Imunização, o Chapter São Paulo do CISV Brasil aprovou, em 07/08/2021, o planejamento de eventos presenciais de curta duração, e seu respectivo protocolo, como medida inicial de retomada de atividades presenciais.
O protocolo busca viabilizar, orientar, definir parâmetros e mitigar a transmissibilidade do SARS-CoV-2 durante atividades presenciais de curta duração do Chapter São Paulo. Além disso, contém orientações que poderão ser complementadas por medidas e/ou restrições adicionais, caso necessárias, de acordo com o escopo das atividades planejadas e características específicas de faixas etárias.
As atividades contidas nesses programas de curta duração deverão, necessariamente, ser desenvolvidas em ambiente aberto, com ventilação permanente, no máximo por 4 horas, e seguir rigorosamente as determinações do protocolo acima referido.
Do mesmo modo, será obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação contra COVID-19, por todos os participantes elegíveis à vacinação, mesmo que incompleta. Ou seja, será devida a respectiva comprovação pelos participantes para os quais o Poder Público disponibilizou, no mínimo, a primeira dose da vacina, conforme faixa etária. Participantes não elegíveis, conforme o Plano Nacional de Imunização, ou com contraindicação médica, poderão participar.
Não haverá transporte organizado pelo Chapter São Paulo para o local da atividade, com famílias responsáveis pelo mesmo.
À medida que informações adicionais sobre a realização de atividades presenciais se tornarem disponíveis, e em conformidade com diretrizes estabelecidas pelas autoridades competentes, atualização correspondente será publicada neste site.
Fontes:
- https://www.gov.br/saude/pt-br/coronavirus/o-que-e-o-coronavirus
- https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_1
- https://www.who.int/health-topics/coronavirus#tab=tab_2
Veja também